Translate

O Evangelho Secreto de Marcos


Tenho me dedicado a estudar mais sobre o Evangelho que muitos afirmam ser ponto de partida para os demais evangelhos canônicos, entretanto havia um evangelho 'secreto' e uma iniciação nos 'mistérios da religião', agora conhecida como Cristianismo, e é dramaticamente atestada pelo "Evangelho Secreto de Marcos," encontrado em um manuscrito, descoberto por Morton Smith em 1958, no Monastério de Mar Saba, sudeste de Jerusalém. O texto grego achado por Smith parece originalmente ter sido composto ao término do século II por Clemente de Alexandria.¹Clemente está respondendo a um Teodoro que estava aborrecido por reivindicações de que havia um evangelho secreto de Marcos e que era diferente da versão (oficial) canônica. Clemente, conta que realmente há um evangelho secreto usado pela igreja de Alexandria para iniciação nos 'mistérios Cristãos'. E dá vários exemplos da matéria presente no evangelho secreto, mas, ausente no canônico. Um dos "segredos" mais interessantes revelado por Clemente fala:

²
"...Jesus rodou a pedra fora da porta da tumba. E imediatamente, entrando onde o jovem estava, estendeu sua mão adiante e o levantou segurando-o pela mão. Mas o jovem, olhando para ele, se encantou e começou a suplicar se poderia estar com ele. E, saindo da tumba entraram na casa do jovem, porque ele era rico. E depois de seis dias Jesus lhe disse o que fazer e à noite o jovem vem a ele usando um pano de linho em cima de seu corpo nu. E permaneceu com ele aquela noite, para Jesus ensinar-lhe os mistérios do reino de Deus..."

¹ - Titus Flavius Clemens (ca. C.E. 150 - ca. 211), Prominent early church father.
² - Morton Smith, Clemente de Alexandria e o Evangelho Secreto de Marcos, Harvard Universidade Imprensa, Cambridge, Massachusetts, 1973, pág. 447.

O jovem do lençol aparece também na versão oficial do mesmo evangelho, contudo, diz apenas que o jovem semi nú corre quando Jesus é preso.(Mc 14:51-52)

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.